quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Reinaldo Gottino: " Não virei apresentador de televisão do dia para noite"


Reinaldo Gottino - foto extraída do google
Torcedor declarado da Sociedade Esportiva Palmeiras e apaixonado por rádio. O brilhante locutor, escritor, repórter e apresentador Reinaldo Gottino (37), iniciou sua carreira atendendo telefone na rádio CBN, do Sistema Globo de Rádio, aos 15 anos de idade. Na época, foi o mais jovem âncora da emissora e também o mais jovem apresentador de “O Globo no Ar”.

No mesmo período trabalhou na Rede Gazeta, participando dos programas “Mesa Redonda” e “Gazeta Esportiva”. Ele é formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduado pela Cásper Libero.

Na Rede Record já esteve à frente de vários telejornais, como o "Cidade Alerta", "SP Record Notícias", "Esporte Fantástico" e "SP Record" – o boletim de notícias do dia dentro do "Tudo a Ver". Ele também apresentou um quadro do "Balanço Geral SP" chamado "Povo Sofre", em que ganhou destaque internacional por ajudar a salvar a vida de um garoto que teve convulsão em frente a um hospital.

Em 2004, fez a cobertura dos Jogos Paraolímpicos em Atenas, tornando-se um incentivador do esporte paraolímpico no Brasil. Em 2011, foi um dos narradores da Rede Record nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, e durante as Olimpíadas de Londres, em 2012, narrou a competição pela Record News.

 Atualmente, Reinaldo Gottino, com seu jeito espontâneo de ser, comanda o "Balanço Geral SP", alavancando ótimos índices de audiência. Nesta entrevista, o jornalista conta os caminhos trilhados para chegar aonde chegou, além de deixar uma mensagem aos jovens que desejam seguir carreira na profissão.

Karen Salvador: Por que você decidiu estudar jornalismo?

REINALDO GOTTINO:  Eu decidi fazer jornalismo porque me apaixonei pelo rádio primeiramente. Eu gostava muito de ouvir programas no rádio e futebol.

KS: Quais foram suas maiores dificuldades durante a carreira?

REINALDO GOTTINO:  Ouvir muitos nãos. Tem que se acostumar.

KS: Você iniciou a sua carreira no Sistema Globo de Rádio e foi o mais jovem apresentador de "O Globo no Ar". Como isso aconteceu?

REINALDO GOTTINO:  Eu comecei no rádio com 15 anos, atendendo telefone, sorteando prêmios. Um dia o locutor faltou e eu entrei e fiz o programa, e a rádio me contratou para ficar de madrugada fazendo o programa. Aí eu fui trabalhar na CBN, que é do Sistema Globo de Rádio, onde fui o mais jovem âncora e também o mais jovem apresentador de "O Globo no Ar".

KS: Como foi a transição do rádio para a tevê? Você sempre sonhou trabalhar em frente às câmeras ou aconteceu naturalmente?

REINALDO GOTTINO:  Não. Eu gostava de trabalhar no rádio. Nunca sonhei trabalhar em frente às câmeras. Mas onde eu trabalhava tinha rádio e televisão, e um apresentador da tevê ia sair candidato e tinha que sair do ar por 3 meses antes da eleição, foi quando me chamaram para ficar no lugar dele. Eu fui fazer tevê e me apaixonei.

KS: Como você encarou a responsabilidade de pegar um programa como o "Balanço Geral", na TV Record, que sempre teve ótimos índices de audiência?

REINALDO GOTTINO:   Eu encaro como um trabalho, um desafio como outro. Tem que vir aqui todos os dias e fazer o melhor.

KS: No ao vivo muitas vezes é preciso improvisar. Qual o segredo para improvisar bem no ar?

REINALDO GOTTINO:   Acho que consigo improvisar por causa do rádio. Ter passado pelo rádio me ajudou a ter esse poder de improviso.

KS: Qual mensagem você deixa aos novos jornalistas, que estão em começo de carreira?

REINALDO GOTTINO:  Persistir, continuar, batalhar, começar de baixo, não se preocupar, não queimar etapas. Eu comecei atendendo telefone na rádio, sorteava prêmios, aí fui ser locutor. Não virei apresentador de televisão do dia para noite. Fui ser repórter na televisão, fui fazendo muitas outras coisas que são bem interessantes. Nunca desistam, continuem sempre.

2 comentários :

  1. Querida Karen! Parabéns pela matéria, é só mais uma estrelinha na sua carreira, e como o próprio Gotino disse: Começando de baixo sem pular etapas você chega lá! Deus te abençoe nessa jornada. Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Karen!! Ficou ótimo, amei !!! O Gottino é um excelente Jornalista!!!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Comente. Ficarei muito feliz em saber sua opinião sobre essa postagem que preparei com muito carinho.